PRODUTOS
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Os produtos da Biblioteca Interativa da Educação Financeira e Inclusiva (BIEI) contemplam o planejamento Reverso SAFE de atividades no currículo em espiral para o desenvolvimento de competências em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os conteúdos planejados são procedimentais, cognitivos e atitudinais com atividades “mão na massa”. Pratica-se a Escuta Ativa em roda de conversa com acolhimento ao estudante no início da aula, realizando o checkin das emoções no 1º Momento e entusiasmar o interesse para aprender a aprender e empreender sempre com a mentalidade de crescimento. No 2º Momento, as tarefas são dinâmicas para relembrar o que aprenderam nas aulas anteriores e conectar com novas informações relacionadas ao tema integrador proposto no planejamento da aula para avançar nos conteúdos, seguindo Rotinas de Pensamento alinhadas pelas dimensões do P.E.R.M.A. (Emoções positivas, Engajamento, Relacionamentos positivos, Significado e Realização). Para motivar uma aprendizagem criativa, significativa e colaborativa nas perspectivas de educação mais inclusiva e empreendedora, acompanha-se as Evidências de Aprendizagem com Feedback Construtivo. No 3º Momento da aula acontece o encerramento motivacional de continuidade de estudos sobre o tema e autoavaliação com o checkout das emoções positivas e sugestões de melhorias dos processos educativos, respeitando os diferentes perfis de aprendizagem dos estudantes. Observe alguns produtos a seguir que propõe reflexões da prática educativa para desenvolvimento de competências gerais da BNCC e comportamento empreendedor:


Durante todo o processo motivador de formação integral do estudante, o educador precisa interagir, procurando identificar as dificuldades e esclarecer dúvidas. Se houver muitas discrepâncias em relação a compreensão das tarefas, pode-se rever o planejamento de acordo com a necessidade da turma. Este acompanhamento é essencial para a qualidade da mediação e interações que contribui na construção coletiva da cultura do empreendedorismo na escola e o desenvolvimento de hard e soft skills, promovendo a paz e a Comunicação Não Violenta (CNV). Ao final de cada semana é realizado o feedback construtivo. A escuta ativa empática compartilhada com essas ações é uma criação colaborativa e engajada de reflexões, reconhecendo e acolhendo as possibilidades que surgem a partir da interação comunicativa comunicativa em conexão com o projeto de vida do estudante e inteligência emocional.

Os critérios de rubricas de avaliação formativa são registradas no portfólio (caderno comum ou diário de aprendizagem online). Enquanto os estudantes executavam as tarefas, a professora observa as ações para registrar as evidências de aprendizagem no DIÁRIO DE BORDO DA TURMA. Nessas ações, mobiliza-se Conhecimentos (conceitos e procedimentos), Habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), Atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana - CHA da Competência Empreendedora. A autoavaliação docente também deve ser praticada de modo a verificar como os estudantes estão percebendo as atividades, formulando perguntas que os ajudem no protagonismo de críticas construtivas permite relacionar a aprendizagem e vivenciam fora da escola. Importante que exercitem o que estão aprendendo, colocando em prática na sua vida pessoal, familiar e comunidade local com noções de cidadania global. Veja alguns desses produtos do Planejamento Reverso SAFE com atividades do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental no currículo em espiral:

Jogos e Aulas Interativas:



Função Social dos Tributos



Poupar meu dinheiro











O modelo BIEI está em desenvolvimento desde 2007 pela professora Eliana Antonia Demarques. Fundamentada na Teoria da Análise Facetada de Ranganathan e na Teoria do Conceito apresentada por Dahlberg, a BIEI busca organizar o vocabulário da Educação Financeira, Fiscal e Ambiental numa visão mais ampla do letramento financeiro. Este vocabulário pode ser controlado por uma ontologia de domínio e exige um cuidadoso trabalho docente que necessita ser elaborado por uma equipe multidisciplinar (DEMARQUES, 2011).