Os produtos da Biblioteca Interativa da Educação Financeira e Inclusiva (BIEI) contemplam o planejamento reverso Sequencial, Ativo, Focado e Explícito (SAFE) de atividades no currículo em espiral para o desenvolvimento de competências em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os conteúdos planejados são procedimentais, cognitivos e atitudinais que integram os Temas Contemporâneos Transversais em projetos Science, Technology, Engineering, Art e Mathematic (STEAM). Esta prática pedagógica de metodologias ativas é estendida para capacitar outros professores com atividades interdisciplinares e estratégias de ensino que buscam possíveis soluções de problemas reais mais próximos da vivência do estudante. Pratica-se a
Escuta Ativa em roda de conversa com acolhimento ao estudante no início da aula, realizando o checkin das emoções no 1º Momento e entusiasmar o interesse para aprender a aprender e empreender sempre com a mentalidade de crescimento. No 2º Momento, as tarefas são dinâmicas para relembrar o que aprenderam nas aulas anteriores e conectar com novas informações relacionadas ao tema integrador proposto no planejamento da aula para avançar nos conteúdos, seguindo Rotinas de Pensamento alinhadas pelas dimensões do P.E.R.M.A. (Emoções positivas, Engajamento, Relacionamentos positivos, Significado e Realização). Para motivar uma aprendizagem criativa, significativa e colaborativa nas perspectivas de educação mais inclusiva e empreendedora, acompanha-se as Evidências de Aprendizagem com Feedback Construtivo. No 3º Momento da aula acontece o encerramento motivacional de continuidade de estudos sobre o tema e autoavaliação com o checkout das emoções positivas e sugestões de melhorias dos processos educativos, respeitando os diferentes perfis de aprendizagem dos estudantes. Observe alguns produtos a seguir que propõe reflexões da prática educativa para desenvolvimento de competências gerais da BNCC e comportamento empreendedor:
Durante todo o processo motivador de formação integral do estudante, o educador precisa interagir, procurando identificar as dificuldades e esclarecer dúvidas. Se houver muitas discrepâncias em relação a compreensão das tarefas, pode-se rever o planejamento de acordo com a necessidade da turma. Este acompanhamento é essencial para a qualidade da mediação e interações que contribui na construção coletiva da cultura do empreendedorismo na escola e o desenvolvimento de hard e soft skills, promovendo a paz e a Comunicação Não Violenta (CNV). Ao final de cada semana é realizado o feedback construtivo. A escuta ativa empática compartilhada com essas ações é uma criação colaborativa e engajada de reflexões, reconhecendo e acolhendo as possibilidades que surgem a partir da interação comunicativa em conexão com o projeto de vida do estudante e inteligência emocional.
Os critérios de rubricas de avaliação formativa são registradas no portfólio (caderno comum ou diário de aprendizagem online). Enquanto os estudantes executavam as tarefas, a professora observa as ações para registrar as evidências de aprendizagem no DIÁRIO DE BORDO DA TURMA. Nessas ações, mobiliza-se Conhecimentos (conceitos e procedimentos), Habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), Atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana - CHA da Competência Empreendedora. A autoavaliação docente também deve ser praticada de modo a verificar como os estudantes estão percebendo as atividades, formulando perguntas que os ajudem no protagonismo de críticas construtivas permite relacionar a aprendizagem e vivenciam fora da escola. Importante que exercitem o que estão aprendendo, colocando em prática na sua vida pessoal, familiar e comunidade local com noções de cidadania global. Observe alguns destaques dos produtos da BIEI a seguir:
Em 2024, os produtos premiados da BIEI foram utilizados por diversos docentes e discentes como atividades de intervenção pedagógica no Programa de Recomposição de Aprendizagem (PRA), observando as habilidades ainda não consolidadas de muitos estudantes das escolas prioritárias SRE - Metropolitana B. O
Produto1 foi adaptado no Reforço Escolar de acordo com as habilidades de Matemática e Português ainda não consolidadas até 5º Ano do Ensino Fundamental. Alguns docentes receberam o treinamento do Produto2, além do Kit da carteira, cofrinhos e revistinhas. Após a prática da leitura da revistinha Cidadania e compreensão da função social dos tributos, os estudantes assistiram ao vídeo. O acolhimento ao estudante e checkin das emoções positivas possibilitou a escuta ativa e motivação para aprender a aprender e empreender sempre com mentalidade de crescimento.
O Produto3 foi aplicado no Agrupamento Escolar com estudantes do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental e também em outras turmas do 1º ano Ensino Médio e EJA. O planejamento reverso SAFE das atividades do Produto3 enfatiza a habilidade específica do CRMG EF09MA05A para o desenvolvimento de competências gerais da BNCC. Observe a revisão de porcentagem do 5º ao 8º Ano das habilidades do CRMG e as competências socioemocionais em foco:
(EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. (EF06MA13A) Resolver problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. (EF07MA02A) Resolver problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e/ou calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros. (EF08MA04B) Elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.
Jogos e Aulas Interativas:
Função Social dos Tributos

Poupar meu dinheiro

Quando os estudantes compreendem a importância do planejamento financeiro para a sua vida pessoal e familiar, atuam no controle do orçamento para equilibrar receitas e despesas. No exercício de cidadão que cumpre os deveres de pagamento de tributos, os estudantes aprendem a exigir a nota fiscal durante as compras e orientam os familiares a evitar dívidas com juros altos. Além disso, sensibilizam outras pessoas sobre a função social dos tributos e passam a acompanhar os gastos do dinheiro público em sua própria comunidade local. Essa sensibilização também multiplica ações do descarte correto do lixo doméstico na prática da coleta seletiva e reciclagem tais como: Analisar as diversas dificuldades de mulheres empreendedoras negras no Brasil; Evitar o desperdício de alimentos como fazer suco com a casca do abacaxi, bolo da casca de banana, cozinhar abóbora com a casca e comer sua semente de aperitivo; Utilizar o lixo orgânico para adubar plantas e criar hortas comunitárias; Usar a criatividade na confecção de artesanato, aproveitando resíduos sólidos domésticos tais como embalagens de pasta de dente, Tetra Pak, garrafa pet, entre outras. Criamos os Guardiões do "ODS 2" e do "ODS 18", separamos caixas para arrecadar lixo eletrônico, embalagens de remédio vazia e meias velhas que contribuíram no Projeto Meias do Bem. Clique aqui para saber mais sobre as ações do Projeto STEAM Empreendedorismo com Responsabilidade Socioambiental e Fiscal que foram destaques em reportagens: