APRESENTAÇÃO
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A Biblioteca Interativa da Educação Financeira e Inclusiva (BIEI) é um modelo inovador que pode ser implementado nos espaços de bibliotecas públicas municipais e escolares. Fundamentada nos princípios da Teoria da Análise Facetada de Ranganathan e Teoria do Conceito apresentado por Dahlberg, a BIEI busca a organização semântica da informação com uso de ontologias de domínio na área de Inteligência Artificial (IA) para navegação em contexto (DEMARQUES, 2011 e 2022). Idealizada pela professora Eliana Antonia Demarques , o modelo BIEI está em desenvolvimento desde o Mestrado na UFMG, recebendo o Prêmio Nacional de Tecnologia em Educação e o Título Internacional Doutor Honoris Causa. A ideia é explorar os elementos linguísticos que podem ser representados na BIEI por um vocabulário multifacetado de função documental e simbólica. No sistema BIEI de navegação em contexto semântico, as cinco categorias fundamentais propostas por Ranganathan expressas pelo acrônimo PMEST (Personalidade, Matéria, Energia, Espaço e Tempo) são consideradas caracteres linguísticos de múltiplas facetas. Neste sistema, relaciona-se linguagem e pensamento na visão de Vygotsky de unidade dinâmica medida pela interação de signos linguísticos que são construídos culturalmente. Além de retornar ao caráter simbólico de Aristóteles do uso social da linguagem. O “Ser” aprendente vive em um mundo de signos culturais e a informação é um significado transmitido que pode ser representado por objetos informacionais (DEMARQUES, 2011). Vislumbra-se inovar os espaços de Bibliotecas Públicas e Escolares com Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) para reuso na educação básica, proporcionando recursos audiovisuais traduzidos em LIBRAS e transcritos em BRAILLE, disponibilizando as informações do sistema multifacetado da BIEI mais próximos do local de residência dos estudantes de baixa visão, cegos e surdos.

A missão da BIEI é a democratização da informação como meio de acesso à cultura, à educação e à ciência, procurando valorizar as “inteligências múltiplas” dos estudantes nos processos educativos do currículo em espiral. Nas perspectivas de uma educação mais inclusiva e empreendedora, compreende-se que esses processos extrapolam os espaços escolares, envolvendo aspectos culturais, históricos e políticos que desempenham nas relações sociais. Muitos desafios existem na implementação do modelo BIEI para ser um ambiente com recursos inovadores de Biblioteca Pública. O vocabulário controlado proposto por Demarques (2011) na ontologia de domínio exige um cuidadoso trabalho de equipe multidisciplinar para atualização constante do material didático compartilhado na BIEI . Este cuidado precisa tomar como referência “conceitos científicos” em fontes confiáveis para análise conceitual dos termos de um domínio. Isso reforça mais uma vez as potencialidades da linguagem, mostrando as possibilidades de navegação em contexto semântico na BIEI com “conceitos-em-ação”. Demarques (2011) destaca que um sistema hipertextual semanticamente organizado, o conceito pode ser um metadado descritivo, estrutural e administrativo de objetos informacionais digitais registrados. Conceitos científicos demandam um longo período de tempo, através de pesquisas, experiências, maturidade e aprendizagem da própria equipe docente.
Educar para a Cidadania Global (ECG) é um dos objetivos da BIEI com atividades que procuram motivar os estudantes para aprender a aprender e empreender sempre com a mentalidade de crescimento. Essas atividades integram os Temas Contemporâneos Transversais, inquirindo metodologias ativas articuladas pelas abordagens Triangular e Science, Technology, Engineering, Art e Mathematic (STEAM) de incentivo à “Leitura de Mundo” (FREIRE, 1989). Alinhadas pelas dimensões do P.E.R.M.A. (Emoções positivas, Engajamento, Relacionamentos positivos, Significado e Realização) os objetos de aprendizagem da BIEI contribuem na formação integral do estudante. Assim, as atividades da BIEI estão ancoradas pela Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) com uso das modernas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino híbrido direcionadas na busca de resolução de problemas reais mais próximas da vivência do estudante. Nesta mesma direção, o planejamento Reverso Sequencial, Ativo, Focado e Explícito (SAFE) dos produtos da BIEI utilizam os 4 Ps da Aprendizagem Criativa (Projeto; Paixão; Pares; Pensar brincando), acrescentando mais um pilar para o comportamento empreendedor: o P de Propósito para que o estudante possa ir além do crescimento individual e situar seu aprendizado na própria comunidade onde reside. Saiba mais, clicando na imagem abaixo:

Referências:

DEMARQUES, Eliana Antonia. Estudo exploratório sobre compatibilização semântica de vocabulário utilizando ontologia: fundamentação teórica-metodológica visando ao aperfeiçoamento do MHTX. Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, 2011.

DEMARQUES, Eliana Antonia. A Importância da Educação Financeira na Escola. Tese de Doutorado em Ciências da Educação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP. São Paulo, 2022.

FREIRE, Paulo. A importância de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.