HISTÓRICO |
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A Biblioteca Interativa da Educação Financeira e Inclusiva (BIEI) oferece recursos tecnológicos, pedagógicos, andragógicos e heutagógicos que integram os Temas contemporâneos transversais propostos pela Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Na perspectiva de uma educação mais inclusiva e empreendedora, as atividades na BIEI seguem o planejamento Reverso Sequencial, Ativo, Focado e Explícito (SAFE) e abordagem Science, Technology, Engineering, Art e Mathematic (STEAM). As ações iniciadas em 2016 com o Projeto Empreendedorismo com Responsabilidade Socioambiental e Fiscal contribuiram para avanços no protótipo da BIEI e ampliaram o acesso dos recursos para docentes e discentes no ensino híbrido. Algumas dessas ações estão listadas abaixo:
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O modelo BIEI está em desenvolvimento desde 2007 pela professora Eliana Antonia Demarques. Fundamentada na Teoria da Análise Facetada de Ranganathan e na Teoria do Conceito apresentada por Dahlberg, a BIEI busca organizar o vocabulário da Educação Financeira, Fiscal e Ambiental numa visão mais ampla do letramento financeiro. Este vocabulário pode ser controlado por uma ontologia de domínio e exige um cuidadoso trabalho docente que necessita ser elaborado por uma equipe multidisciplinar (DEMARQUES, 2011).